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BMW Z8 E52 Deve-se seguir rigorosamente as especificações dos pneus originais para o aro usado, não importando a marca. Os melhores são: Michelin, Continental ou Yokohama.
Yokohama AVS Sport O Glossário do Pneu possui toda explicação técnica a respeito de pneus. Como exemplo, se o aro é 15” e o pneu é 225/50, em caso de aumento de banda (235/245), teremos reflexo na altura e como conseqüência piora na estabilidade do veículo. É possível a troca de rodas por aros maiores, até de 21”, porém o pneu a ser usado (de perfil mais baixo) deve ser calculado para que a soma da altura roda+pneu, seja igual à do aro original. A fórmula de cálculo para saber se outro pneu mais largo/estreito e/ou mais alto/baixo, com roda de diâmetro maior ou menor, possui a mesma altura do original é a seguinte: Exemplo de pneu, 235/60 com roda aro 16” (original), usado na série 7, comparado com outro 255/45 com roda aro 18” (opcional):
Portanto estes 02 jogos de pneus + rodas possuem a mesma altura. Fórmulas: R1 = L x 0,A x 2 Legenda: L= largura do pneu em mm A=altura do pneu D=diâmetro da roda em polegadas R1= Primeiro resultado (altura do pneu) R2= Segundo Resultado (altura da roda) DT= diâmetro (altura) total pneu+roda Existe uma planilha da Michelin que faz a comparação automaticamente. O importante, segundo a Michelin, é que a diferença de cálculo encontrada entre os 02 pneus comparados não ultrapasse 3% para mais ou para menos. Um item importante a ser verificado na troca de pneus é a "letra" que corresponde a Velocidade Máxima Permitida de Uso:
Não esquecer, que em caso de troca de pneus, deve-se rodar pelo menos 50 Km antes de se fazer o balanceamento, para que os mesmos se acomodem definitivamente nas rodas, além da troca obrigatória dos bicos para maior segurança. Quanto a calibragem, recomendo verificar a pressão uma vez a cada 15 dias, mantendo os números de fábrica; para veículos da linha "M", sugiro esvaziar todo o ar do pneu e enchê-lo com Nitrogênio(disponível em São Paulo posto Texaco Rua Colômbia), sendo que o seu uso proporciona as seguintes vantagens:
Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção da pressão com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito; utilize pelo menos 02 libras a mais que a tabela de calibragem recomenda normalmente. Para sua segurança, é importante verificar o desgaste dos pneus. Em geral a profundidade dos sulcos dos pneus novos é de 8 milímetros; quando chega a 4 mm, o pneu deve ser substituído, em nome da segurança. A rigor, o limite legal é 1,6 mm, como assinalado pelo indicador de desgaste da banda de rodagem existente em qualquer pneu, porém com essa pequena profundidade o risco é muito grande, o surgimento de aquaplanagem fica muito provável, bem com o risco de furo ou estouro. Na Alemanha, as companhias seguradoras exigem a regra da meia-vida e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida pelo proprietário.
A data de fabricação dos pneus é uma informação importante pois, segundo os fabricantes, o prazo de sua validade é de 05 anos; após esta data os mesmos ressecam, podendo estourar. Para sabermos a data de fabricação de um pneu, o chamado DOT, basta verificar no mesmo sua codificação numérica e através dos exemplos abaixo, será fácil sua interpretação: 223 = 22 semana de produção do ano de 1993 228 = 22 semana de produção do ano de 1998 2201 = 22 semana de produção do ano de 2001 2203 = 22 semana de produção do ano de 2003 Obs.: Na década de 90 os fabricantes usavam 03 dígitos e atualmente usam 04 dígitos. Em caso de troca de pneus, recomendo a Dom Costa, especialista em Michelin, Tel.: 11 3846-4333. Quanto ao Continental, recomendo a Miscar,Tel.: 11 3168-9506. Quanto ao Yokohama, recomendo a ZM Pneus, Tel.: 11 3168-9020. Todo pneu novo não adere bem até os primeiros 300kms rodados, portanto muito cuidado ao usá-los. Para concerto ou restauração de rodas de liga leve, recomendo a Policheck de São Paulo, Tel.: 11 5531-8600; possuem equipamento de jato de areia + estufa especial, e utilizam as melhores tintas nas cores originais de fábrica. Outra excelente opção, especialista em concerto ou restauração de rodas de liga leve, é a Pat, Tel.: 11 3714-5886 .
BMW Style 5 BBS As melhores rodas do mundo são as BBS alemãs. Existe um especialista em venda de rodas BMW usadas, chamado Wayne, Tel.: 31 7815-4792 e 31 9148-0765, o qual possui grande estoque de jogos completos e rodas sobressalentes.
Alguns termos técnicos importantes sobre rodas:
Tipos de Offset
Centerbore
Quanto ao emblema BMW(Roundel) no centro da roda, deve ser instalado de maneira que o "M" de "BMW" esteja na mesma posição que o "M" de Motorsport ou o "M" de BMW escrito em relevo na roda.
36 1 31 095 361 Emblema BMW (Roundel)padrão roda liga leve . O adesivo "M", na roda Motorsport da BMW, deve ser colado da seguinte forma:
Bico de ar Adesivo M Calota Central BMW(Roundel) O "M" de Motorsport está sempre na mesma posição do "M" da Calota Central BMW, sendo que a "cabeça" do "M" esta voltada para o bico de ar. O parafuso de segurança deve estar alinhado com a Calota Central(Roundel) do centro da roda e o adesivo M, e próximo ao bico de ar. Quanto as tampas de válvulas dos pneus, em inglês chamadas de " Valve Caps" , a BMW possui os modelos BMW Standard, BMW Roundel Cap e BMW M(Motorsport) Cap, as quais poderão ser encontradas na Bavauto .
BMW Standard Cap part nº 36 12 1 120 779
BMW Roundel Cap part nº 36 11 0 009 840
BMW M Cap part nº 36 11 0 009 839
Quanto ao aperto dos parafusos das rodas, o ideal é usar um torquímetro, regulando-o para 11 Killos.
Sócios do BMW Car Club terão desconto.
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