BMW Z8 E52

Deve-se seguir rigorosamente as especificações dos pneus originais para o aro usado, não importando a marca.

Os melhores são: Michelin, Continental ou Yokohama.

Yokohama AVS Sport

O Glossário do Pneu possui toda explicação técnica a respeito de pneus.

Como exemplo, se o aro é 15” e o pneu é 225/50, em caso de aumento de banda (235/245), teremos reflexo na altura e como conseqüência piora na estabilidade do veículo.

É possível a troca de rodas por aros maiores, até de 21”, porém o pneu a ser usado (de perfil mais baixo) deve ser calculado para que a soma da altura roda+pneu, seja igual à do aro original.

A fórmula de cálculo para saber se outro pneu mais largo/estreito e/ou mais alto/baixo, com roda de diâmetro maior ou menor, possui a mesma altura do original é a seguinte:

Exemplo de pneu, 235/60 com roda aro 16” (original), usado na série 7, comparado com outro 255/45 com roda aro 18” (opcional):


R1 original = 235 x 0,60 x 2 = 282,00
R1 opcional = 255 x 0,45 x 2 = 229,5
Resultado 1 = largura do pneu
em mm
x 0,altura do pneu x constante de
conversão
= altura pneu
R2 original = 16 / 0,03937 = 406,40
R2 opcional = 18 / 0,03937 = 457,20
Resultado 2 = diâmetro da roda
em polegadas
/ constante de
conversão
= altura roda
DT original = 282,00 + 406,40 = 688,40
DT opcional = 229,50 + 457,20 = 688,70
Diâmetro (altura)
total pneu+roda
= R1 + R2 = total

Portanto estes 02 jogos de pneus + rodas possuem a mesma altura.

  Fórmulas:

  R1 = L x 0,A x 2
  R2 = D / 0,3937
  DT = R1 + R2

  Legenda:

  L= largura do pneu em mm

  A=altura do pneu

  D=diâmetro da roda em polegadas

  R1= Primeiro resultado (altura do pneu)

  R2= Segundo Resultado (altura da roda)

  DT= diâmetro (altura) total pneu+roda

Existe uma planilha da Michelin que faz a comparação automaticamente. O importante, segundo a Michelin, é que a diferença de cálculo encontrada entre os 02 pneus comparados não ultrapasse 3% para mais ou para menos.

Um item importante a ser verificado na troca de pneus é a "letra" que corresponde a Velocidade Máxima Permitida de Uso: 

  N=87 mph ou 140km/h

  U=124 mph ou 200km/h

  P=93 mph ou 150km/h

  H=130 mph ou 210km/h

  Q=99 mph ou 160km/h

  V=149 mph ou 240km/h

  R=106 mph ou 170km/h

  Z=acima de 149 mph ou 240km/h.

  S=112 mph ou 180km/h

  W=168 mph ou 270km/h

  T=118 mph ou 190km/h

  Y=186 mph ou 300km/h

Não esquecer, que em caso de troca de pneus, deve-se rodar pelo menos 50 Km antes de se fazer o balanceamento, para que os mesmos se acomodem definitivamente nas rodas, além da troca obrigatória dos bicos para maior segurança.

Quanto a calibragem, recomendo verificar a pressão uma vez a cada 15 dias, mantendo os números de fábrica; para veículos da linha "M", sugiro esvaziar todo o ar do pneu e enchê-lo com Nitrogênio(disponível em São Paulo posto Texaco Rua Colômbia), sendo que o seu uso proporciona as seguintes vantagens:

  • Menor temperatura externa;

  • Menor oxidação do material ferroso (cabos de aço);

  • Menor perda de pressão, já que o nitrogênio não migra com facilidade através da borracha.

Se inflar os pneus com Nitrogênio, sempre faça a manutenção da pressão com Nitrogênio, caso contrário ele perde seu efeito; utilize pelo menos 02 libras a mais que a tabela de calibragem recomenda normalmente.

Para sua segurança, é importante verificar o desgaste dos pneus.

Em geral a profundidade dos sulcos dos pneus novos é de 8 milímetros; quando chega a 4 mm, o pneu deve ser substituído, em nome da segurança.

A rigor, o limite legal é 1,6 mm, como assinalado pelo indicador de desgaste da banda de rodagem existente em qualquer pneu, porém com essa pequena profundidade o risco é muito grande, o surgimento de aquaplanagem fica muito provável, bem com o risco de furo ou estouro.

Na Alemanha, as companhias seguradoras exigem a regra da meia-vida e não pagam sinistros se a recomendação não for seguida pelo proprietário.

Deve-se prestar atenção na montagem no sentido de que os pneus direcionais tem sentido de rodagem e os pneus assimétricos tem sentido de montagem.

A data de fabricação dos pneus é uma informação importante pois, segundo os fabricantes, o prazo de sua validade é de 05 anos; após esta data os mesmos ressecam, podendo estourar.

Para sabermos a data de fabricação de um pneu, o chamado DOT, basta verificar no mesmo sua codificação numérica e através dos exemplos abaixo, será fácil sua interpretação:

   223  = 22 semana de produção do ano de 1993

   228  = 22 semana de produção do ano de 1998

  2201 = 22 semana de produção do ano de  2001

  2203 = 22 semana de produção do ano de  2003

Obs.: Na década de 90 os fabricantes usavam 03 dígitos e atualmente usam 04 dígitos.

Em caso de troca de pneus, recomendo a Dom Costa, especialista em Michelin, Tel.: 11 3846-4333.

Quanto ao Continental, recomendo a Miscar,Tel.: 11 3168-9506.

Quanto ao Yokohama, recomendo a ZM Pneus, Tel.: 11 3168-9020.

Todo pneu novo não adere bem até os primeiros 300kms rodados, portanto muito cuidado ao usá-los.

Para concerto ou restauração de rodas de liga leve, recomendo a Policheck de São Paulo, Tel.: 11 5531-8600; possuem equipamento de jato de areia + estufa especial, e utilizam as melhores tintas nas cores originais de fábrica.

Outra excelente opção, especialista em concerto ou restauração de rodas de liga leve, é a Pat, Tel.: 11 3714-5886 .

BMW Style 5 BBS

As melhores rodas do mundo são as BBS alemãs.

Existe um especialista em venda de rodas BMW usadas,  chamado Wayne, Tel.: 31 7815-4792 e 31 9148-0765, o qual possui grande estoque de jogos completos e rodas sobressalentes.

 

Alguns termos técnicos importantes sobre rodas:

 

  • Offset= é a profundidade de montagem da base de apoio do centro da roda em relação ao centro da sua largura, como exemplo roda com offset 45, significa que em relação ao centro da roda a base está 45mm deslocada em direção ao seu lado de fora, portanto é positivo. Se fosse para o lado de dentro seria negativo. Por isto podemos usar qualquer tipo de rodas num veículo BMW, desde que tenham a mesma furação, o mesmo offset, a mesma largura em polegadas(tala) e o mesmo centerbore do modelo em questão. Nas rodas o offset costuma ser gravado precedido das letras "ET" ou "PF", exemplo: ET 45.

Tipos de Offset

 

  • Centerbore= é o diâmetro do encaixe na roda do cubo do veículo onde a mesma é apoiada. Algumas rodas possuem um centerbore grande para servirem em diferentes veículos, usando aneis adicionais maiores ou menores, para diminuir ou aumentar o diâmetro.

Centerbore

 

Quanto ao emblema BMW(Roundel) no centro da roda, deve ser instalado de maneira que o "M" de "BMW" esteja na mesma posição que o "M" de Motorsport ou o "M" de BMW escrito em relevo na roda.

36 1 31 095 361

Emblema BMW (Roundel)padrão roda liga leve .

O adesivo "M", na roda Motorsport da BMW, deve ser colado da seguinte forma:

Parafuso Segurança

  Bico de ar              Adesivo M       Calota Central BMW(Roundel)

 O "M" de Motorsport está sempre na mesma posição do "M" da Calota Central BMW, sendo que a "cabeça" do "M" esta voltada para o bico de ar.

O parafuso de segurança deve estar alinhado com a Calota Central(Roundel) do centro da roda e o adesivo M, e próximo ao bico de ar.

Quanto as tampas de válvulas dos pneus, em inglês chamadas de " Valve Caps" , a BMW possui os modelos BMW Standard, BMW Roundel Cap e BMW M(Motorsport) Cap, as quais poderão ser encontradas na Bavauto .

BMW Standard Cap part nº 36 12 1 120 779

 

 

BMW Roundel Cap part nº 36 11 0 009 840

 

 

BMW  M Cap part nº 36 11 0 009 839

 

Quanto ao aperto dos parafusos das rodas, o ideal é usar um torquímetro, regulando-o para 11 Killos.

 

Sócios do BMW Car Club terão desconto.

Antonio Munhoz