Night Vision

Visão Noturna

Um caminho pequeno e desconhecido numa noite muito escura:a luz alta só pode ser usada durante intervalos curtos para não ofuscar os veículos que circulam na direção contrária, dirigir relaxadamente é quase impossível. No futuro, os veículos terão disponiveis um visor alto ou um monitor com imagens fornecidas por uma câmara infra-vermelha.

Câmara infra-vermelha

O motorista então poderá ver o que ocorre além da área iluminada pelos seus faróis da frente . Os engenheiros da BMW trabalharam intensamente para criar novos dispositivos infra-vermelhos nos automóveis.


 

O setor militar tem usado a tecnologia infra-vermelha (IV) durante vários anos para, por exemplo, o reconhecimento ou aproximação a alvos. No uso civil, por exemplo na melhora do campo visual do motorista, ainda não é muito frequente por enquanto. Com a ajuda da tecnologia IV, a informação pode ser mostrada ao condutor quando seja requerida.

O calor visível
 

Como funciona?
Uma câmara especial pode ver a energia que irradiam as pessoas e os objetos, invisíveis ao olho humano.

De acordo com a filosofia do fabricante, a tecnologia IV tem um mecanismo de segurança adicional ou, como entendem os engenheiros da BMW, a informação adicional sobre as condições do trânsito que ajudam ao condutor a tomar decisões sobre a velocidade e o estilo da forma de dirigir.
 

Resultados de pesquisa
 

A BMW está pesquisando os possíveis desenvolvimentos da tecnologia IV desde 1988. Uma primeira tentativa consistiu em três câmaras diferentes: Uma câmara para o infra-vermelho(FIV), outra para quase infra-vermelho (NIV) e propósitos de alinhamento, uma terceira câmara para a luz visível. As câmaras foram colocadas do lado de fora do veículo já que o parabrisa só permite que entre uma porção de luz infra-vermelha. Os conhecimentos obtidos nas provas foram levados ao projeto PROTHEUS IMRIS pelos engenheiros da BMW em 1989.

Estes foram os resultados deste projeto que terminou em 1994. Os sistemas IV oferecem contrastes de maior força em pessoas ou veículos em movimento - mas só se não está chovendo ou nevando já que a superfície molhada do objeto não oferece suficiente contraste. Em condições de neblina, as vantagens superaram as desvantagens.

Visor de informação adicional
 

A visualização adicional é um assunto importante. Em geral, existem duas possibilidades: um monitor dentro do automóvel ou um alto sobre o parabrisa. Em ambos casos, deve-se considerar que as câmaras IV têm um ângulo de visão semelhante ao do ôlho humano. Também é importante como o condutor interpreta a informação adicional e como reage diante da mesma.


O Grupo BMW aperfeiçou a qualidade da imagem dos sensores de infra-vermelho para reduzir o ruído não desejado. Conseguiu uma combinação de um sensor IV e um sistema de visualização em uma relação de rendimento mais um preço atraente.

Este sistema já estará disponível em 2006 para as séries 5, 6 e 7.

Antonio Munhoz