Active Cruise Control

Controle Ativo de Velocidade de Cruzeiro

Com o controle ativo da velocidade de cruzeiro, a BMW introduz um sistema de suporte que alivia a tensão do condutor, especialmente enquanto dirige sobre autopistas ou outras rodovias de trânsito rápido. Este sistema é uma extensão do já conhecido controle de velocidade de cruzeiro. Não só regula a velocidade mas também - quando a situação do trânsito a requer - mantém uma distância constante do automóvel que vai na frente, quando o trânsito é estabilizado nas rodovias.O controle ativo da velocidade de cruzeiro converte o controle clássico num sistema de contrôle inteligente. Se o caminho está livre, opera da mesma maneira que o controle clássico. O motorista seleciona a velocidade desejada e apropriada à situação usando os botões localizados no volante multifuncional; ao apertar os botões + e -, pode aumentar ou diminuir a velocidade em graus de 10 km/h. A velocidade em intervalos de 1Km/h. máxima - será vista em forma contínua no velocímetro.
 

O controle ativo da velocidade de cruzeiro combina as distâncias ótimas e legais vigentes


Se o automóvel da frente viaja mais lentamente do que a velocidade que o motorista selecionou, o sistema reduz a aceleração de tal maneira que aumenta-se a distância do automóvel da frente adequando-se à situação do trânsito. O automóvel do motorista encontra-se viajando na mesma velocidade que o veículo que vem atrás. A distância é calculada em metros de tal modo que seja mantido um tempo exato em segundos entre os veículos. Segue a regra caseira "a metade do valor do velocimetro" que equivale a um lapso de tempo de aproximadamente 1.8 segundos. Além do mais o motorista pode selecionar dois ajustes adicionais de tempo, que desde já encontram-se dentro do limite permitido pela lei e que obrigam o motorista a evitar distâncias ilegais que são possíveis de multa. Usando o ajuste apropriado, o contrôle ativo também pode ajudar ao condutor a evitar distâncias ilegais que possam ser multadas. Como o sistema determina constantemente a velocidade do veículo da frente, pode reagir a variaçðes de distância mais rápidamente e com maior sensibilidade que um ser humano. O resultado é um conforto ao dirigir claramente melhorado com uma aceleração e desaceleração mais suaves que asseguram, assim, uma maior tranquilidade ao dirigir, especialmente dentro de um fluxo constante de trânsito.

Medição de distâncias por radar

O elemento essencial do contrôle ativo da velocidade de cruzeiro é um sensor com um radar montado na frente do veículo que mede a distância, a posição lateral e a velocidade relativa do automóvel que vai na frente. Tem uma medição de distância de até aproximadamente 120 metros com um campo de visão de+/- 4 graus. Se a velocidade relativa for zero - o ideal para as condições do trânsito - ambos automóveis andam na mesma velocidade. Enquanto o sistema detecta diferenças, emite sinais de contrôle que ativam o acelerador ou os freios.
 

O motorista mantém a sua responsabilidade
 

O freio ajusta-se a um nível confortável dependendo das condições do trânsito e está limitado a uma certa faixa de desaceleração. Sem tomar em conta a situação, o motorista tem sempre a responsabilidade de frear com maior força. O contrôle ativo não é um sistema de segurança no sentido de previnir uma batida. Para evitar o mau uso, existe uma pequena luz no grupo de instrumentos que avisa o motorista se foi detectado um automóvel na frente que viaja na mesma direção. Mais uma vez, os motoristas são sempre responsáveis pelos seus atos e pela segurança em cada diferente situação do trânsito.

Antonio Munhoz