NOVA SÉRIE 5 E60









A BMW acabou com o segredo e nem esperou o Salão de Frankfurt (que acontece no início de setembro) para divulgar as primeiras imagens e dados da nova Série 5.

E as novidades do modelo não se restringem ao visual. Segundo a montadora, a nova Série 5 ficou 65 quilos mais leve do que a atual e foram adotados novos equipamentos eletrônicos e itens mecânicos. A nova suspensão é toda feita em alumínio, assim como a dianteira do carro, mas o melhor fica por conta do sistema “semi-eletrônico” AFS – não é puramente drive-by-wire, sem cabos, o que, segundo a BMW, poderia “isolar o motorista da estrada”. O AFS atua fazendo variar o quanto as rodas dianteiras se viram em relação ao movimento feito pelo condutor no volante. Essa variação também da velocidade, do estilo de condução e das condições da estrada. Ou seja, dirigindo no trânsito urbano, a velocidades baixas ou “médias”, ou ainda ao estacionar, a direção apresenta movimento “direto”, o que significa que as rodas têm resposta maior ao movimento feito pelo motorista. Em altas velocidades, torna-se menos direta, melhorando a estabilidade – em curvas ou movimentos bruscos ela se torna mais firme. Tudo num piscar de olhos e ligado diretamente ao DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade).

Também trabalhando em conjunto com o AFS e o DSC estão os faróis adaptativos (Adaptative Headlights), sistema pelo qual as luzes bi-xenônio são controladas em tempo real e acompanham a direção do volante. Esse sistema está sendo implantado pela primeira vez na Série 5.

Os modelos contam, ainda, com lanternas traseiras adaptativas – quando os freios são ativados com maior intensidade, ou mesmo o ABS entra em ação, os piscas se acionam automaticamente.

A BMW também colocou na nova Série 5 o ACC (Controle Ativo de Cruzeiro), sistema recém introduzido na Série 7, baseado em um radar que colabora para se manter uma distância segura entre o veículo e um outro que trafegue à sua frente – em uma viagem, por exemplo.

A primeira versão da nova Série 5, a 530i, chegará ao mercado em outubro e será equipada com o motor 6 cilindros em linha 3,0 litros, que produz 231 cavalos de potência. Em seguida virão a 525i, com o motor 6 cilindros 2,5 litros de 192 cavalos de potência , e a 545i, “top” da linha, equipada com o mesmo V8 presente na 745i. Esse motor utiliza a tecnologia Valvetronic e produz 333 cavalos de potência. E em breve a Touring.

Todas as versões terão câmbio manual de 6 marchas de série, tendo como opcional a transmissão automática Steptronic de 06 marchas ou o SMG também de 06 marchas.