NOVA SÉRIE 3 TOURNIG E91





Apenas um mês depois de seu lançamento oficial, no Salão de Genebra, o novo BMW Série 3 (geração E90) gera o primeiro filhote: a perua Touring E91.

Esteticamente o resultado é bom, com linhas que sugerem dinamismo e esportividade. As lanternas traseira são as tradicionais em "L". Com dimensões externas maiores que as do modelo anterior (mais 42 mm em comprimento, 78 mm em largura, 35 mm no entreeixos e 9 mm em altura), o interior está mais espaçoso, enquanto o compartimento de bagagem cresceu para 460 litros (25 a mais). Como antes, é possível o acesso pelo vidro traseiro em separado da tampa. Novidade é o Panorama Roof, um teto solar que mede 80 por 74 centímetros e garante iluminação 60% superior à de um modelo comum.





Entre os motores, o destaque é o novo seis-cilindros em linha de 3,0 litros, 258 cv de potência e 30,6 m.kgf de torque do 330i, o mais potente e leve da categoria. Dotado de Valvetronic, leva-o de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e à máxima de 250 km/h (limite eletrônico), ao mesmo tempo em que reduz o consumo em relação ao motor anterior de 231 cv.


330i 06 cilindros em linha


O 325i, que terá 218 cv e 25,5 m.kgf. Completam a oferta o 320i, com um 2,0-litros de quatro cilindros e 150 cv, e o 320d, cujo 2,0 turbodiesel com injeção de duto único entrega 163 cv. Outros motores serão lançados mais tarde.

Toda a linha tem seis marchas nos câmbios manual e automático e, claro, tração traseira.





Entre os recursos de segurança, inédito é o Brake Standby, parte do sistema DSC+ usado nos modelos de seis cilindros, que deixa os freios pronto para atuar assim que o motorista tira o pé do acelerador abruptamente. Outros sistemas são o Soft Stop, que modula a pressão nos freios para evitar o "mergulho" da frente; Start-Off Assistant, que impede o recuo do carro ao arrancar em aclives; e um sensor que mantém os discos de freio secos ao trafegar em pista molhada.





Active Steering ou direção ativa, já usada nos Séries 5 e 6, chega a esta categoria como opcional nos seis-cilindros. A suspensão dianteira faz farto uso de alumínio e a traseira usa o conceito multibraço com cinco articulações, como no Série 1.





De resto, o Série 3 traz seis bolsas infláveis de série (incluindo cortinas para toda a área lateral), luzes de freio com dois estágios (ficam mais intensas se o antitravamento ABS entrar em ação) e pneus que rodam vazios, também de série.





O carro pode viajar nada menos que 240 km com os quatro pneus sem ar, a até 80 km/h, o que faz do estepe coisa do passado.

Não existe previsão de importação deste modelo pela BMW do Brasil.