Versão Final Série 3 E90

BMW 330 E90 Sedan
Este texto foi reproduzido da publicação na Internet
de 26/10/04 do
Best Cars Web Site Brasil.
Nova BMW Série 3
Bonita por fora, melhor ainda por dentro
Como
evoluir um carro que é sucesso de vendas e ainda não parece defasado? O
mesmo desafio que a BMW enfrentou em 1998, no lançamento da quarta geração
(E46) do Série 3, repetiu-se agora com a chegada de seu sucessor.
Antecipado em agosto com o vazamento de fotos oficiais pela internet,
o modelo identificado como E90 aparece agora em material de divulgação do
fabricante. A estréia é só em março no Salão de Genebra.
Para
alguns, é um alívio perceber que a equipe de Chris Bangle (o estilista
americano responsável pelos recentes e controvertidos desenhos dos séries
5, 6 e 7 e do roadster Z4) foi moderada desta vez, optando por
linhas mais convencionais. Para outros, porém, fica a decepção de ver o
modelo mais expressivo da marca em vendas descaracterizado, com uma
traseira que remete ao Nissan Primera da década passada. Não resta dúvida
de que o impacto positivo conseguido com a geração E36, de 1990, não vai
se repetir tão cedo.
Se por fora as notícias poderiam ser melhores,
por dentro há boas novidades. A carroceria está mais rígida (em 25%) e
leve e as medidas cresceram para ganho de espaço interno: 49 mm no
comprimento (agora 4,52 metros), 78 mm na largura (1,81 m), 35 mm entre
eixos (2,76 m) e, como se espera de um BMW, apenas 9 mm na altura (1,42
m).
O painel destaca o mostrador à direita do motorista, que exibe
informações de navegação, computador de bordo, climatização e outras,
controladas pelo iDrive -o comando no console que parece um mouse
circular. O sistema Comfort Access destrava as portas e permite dar
partida ao motor (por botão) sem uso de chave, bastando manter o comando
no bolso, e ajusta bancos, retrovisores, rádio e climatização conforme o
usuário memorizou.
Entre os motores desta fase inicial, o destaque
é o novo
seis-cilindros em linha de 3,0 litros, 258 cv de potência e 30,6 m.kgf
de torque do 330i, o mais potente e leve da categoria. Dotado de Valvetronic,
leva-o de 0 a 100 km/h em 6,3 segundos e à máxima de 250 km/h (limite
eletrônico), ao mesmo tempo em que reduz o consumo em relação ao motor
anterior de 231 cv

Motor 06 cilindros
Há
novidades também no 325i, que terá 218 cv e 25,5 m.kgf. Completam a oferta
o 320i, com um 2,0-litros de quatro cilindros e 150 cv, e o 320d, cujo 2,0
turbodiesel com injeção de duto
único entrega 163 cv. Outros motores serão lançados mais tarde, sendo
aguardado com entusiasmo o novo M3, provavelmente com um V8. Toda a linha
tem seis marchas nos câmbios manual e automático e, claro, tração
traseira.
Entre os recursos de segurança, inédito é o Brake
Standby, parte do sistema DSC+ usado nos modelos de seis cilindros, que
deixa os freios pronto para atuar assim que o motorista tira o pé do
acelerador abruptamente. Outros sistemas são o Soft Stop, que modula a
pressão nos freios para evitar o "mergulho" da frente; Start-Off
Assistant, que impede o recuo do carro ao arrancar em aclives; e um sensor
que mantém os discos de freio secos ao trafegar em pista molhada.
A
Active Steering ou direção ativa, já usada nos Séries 5 e 6, chega a esta
categoria como opcional nos seis-cilindros. A suspensão dianteira faz
farto uso de alumínio e a traseira usa o conceito multibraço com cinco
articulações, como no Série 1. De resto, o Série 3 traz seis bolsas
infláveis de série (incluindo cortinas para toda a área lateral), luzes de
freio com dois estágios (ficam mais intensas se o antitravamento ABS
entrar em ação) e pneus que rodam vazios, também de série.
O carro
pode viajar nada menos que 240 km com os quatro pneus sem ar, a até 80
km/h, o que faz do estepe coisa do
passado.
Este texto foi reproduzido da publicação na Internet
de 26/10/04 do
Best Cars Web Site Brasil.
Abaixo algumas fotos do 330 Sedan:




Painel
Automóveis BMW: Puro Prazer de Dirigir
Antonio Munhoz

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