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Nova Série 6




A nova série 6 da BMW inovou no
design e na tecnologia, sendo que é o primeiro coupê médio lançado pela
montadora depois de 1989, quando deixou de fabricar a antiga série 6.
E as novidades do modelo não se restringem ao visual. Segundo a montadora,
a nova Série 6 ficou mais leve do que antiga, utilizando alumínio mo
chassis e na suspenção e foram adotados
novos equipamentos eletrônicos e itens mecânicos. O melhor fica por
conta do sistema “semi-eletrônico” AFS – não é puramente drive-by-wire,
sem cabos, o que, segundo a BMW, poderia “isolar o motorista da estrada”.
O AFS atua fazendo variar o quanto as rodas dianteiras se viram em relação
ao movimento feito pelo condutor no volante. Essa variação também da
velocidade, do estilo de condução e das condições da estrada. Ou seja,
dirigindo no trânsito urbano, a velocidades baixas ou “médias”, ou ainda
ao estacionar, a direção apresenta movimento “direto”, o que significa que
as rodas têm resposta maior ao movimento feito pelo motorista. Em altas
velocidades, torna-se menos direta, melhorando a estabilidade – em curvas
ou movimentos bruscos ela se torna mais firme. Tudo num piscar de olhos e
ligado diretamente ao DSC (Controle Dinâmico de Estabilidade).
Também trabalhando em conjunto com o AFS e o DSC estão os faróis
adaptativos (Adaptative Headlights), sistema pelo qual as luzes bi-xenônio
são controladas em tempo real e acompanham a direção do volante.
Os modelos contam, ainda,
com lanternas traseiras adaptativas – quando os freios são ativados com
maior intensidade, ou mesmo o ABS entra em ação, os piscas se acionam
automaticamente.
A BMW também colocou na nova Série 6 o ACC (Controle Ativo de Cruzeiro),
sistema recém introduzido na Série 7, baseado em um radar que colabora
para se manter uma distância segura entre o veículo e um outro que
trafegue à sua frente – em uma viagem, por exemplo.
A primeira versão da nova Série 6, a 645i, chegará ao mercado em 2004 e
será equipada com o motor V8, o mesmo presente na 745 e na 545. Esse motor utiliza a tecnologia Valvetronic e
produz 333 cavalos de potência.
Todas as versões terão
câmbio manual de 6 marchas de série, tendo como opcional a transmissão
Steptronic também de 06 marchas ou o SMG sequencial também de 06 marchas.
Antonio Munhoz

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